MOG Technologies & NORTE 20202019-07-15T14:52:57+00:00

Projectos Financiados

assinaturas

MOG REMOTE PROD

Sistema de produção remota de conteúdos para a TV Digital recorrendo a tecnologias cloud.

Designação do Projeto

MOGREMOTE PROD

Código do Projeto

NORTE-01-0247-FEDER-007819

Medida

I&DT / Projeto Individual

Programa Financiador

Norte 2020

Região de Intervenção

Norte

Promotor 

mog-projects

Data de Aprovação

2016-05-25

Data de Inicio

2015-10-01

Data de Conclusão Prevista

2017-10-31

Custo total elegível

694.322,51

Apoio financeiro da União Europeia

492.531,46 (FEDER)

Objetivo principal

O MOGREMOTE PROD tem como objetivo geral a investigação e desenvolvimento de um novo sistema de produção remota de conteúdos para a TV Digital, recorrendo a tecnologias cloud-based, no sentido de contribuir para a desmaterialização e sustentabilidade de todo o workflow produtivo.

Objetivos específicos

Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:

(i) Investigar e conceber um novo produto, que permita a disponibilização de um estúdio de produção móvel na Cloud para LIVE TV (e.g. emissão de jogos de futebol e concertos), capaz de efetuar o processamento (transcodificação de vídeo, inserção de moscas, comutação de canais de vídeo, entre outros) do sinal de vídeo na Cloud, de forma agnóstica em termos da simultaneidade de acessos à plataforma ou do número e tipo dos feeds de entrada, garantindo a interoperabilidade, escalabilidade e elasticidade;

(ii) Investigar e conceber uma plataforma web-based para a monitorização e controlo da produção distribuída de TV, que permita gerir as diversas estações de entrada (ingest) e saída (outgest) dos diversos centros de produção regional de uma estação de televisão, tendo por base uma arquitetura SOA.

Atividades

Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, o promotor do projeto definiu uma metodologia de trabalho assente em sete atividades, designadamente:

Atividade 1: “Aprofundamento do estado da arte e definição dos requisitos funcionais e técnicos”;
Atividade 2: “Conceção de um estúdio de produção móvel na cloud”;
Atividade 3: “Conceção da componente de controlo dos processos de ingest através de plataforma web”;
Atividade 4: “Desenvolvimento do novo estúdio móvel para produção remota de TV LIVE na cloud”;
Atividade 5: “Desenvolvimento de uma plataforma web para o controlo remoto de pontos de ingest”;
Atividade 6: “Promoção e divulgação de resultados”;
Atividade 7: “Gestão Técnica do Projecto”.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Designação do Projeto

Nova estratégia de internacionalização da MOG Technologies através dos produtos Central System e MOG QC-OTG

Código do Projeto

NORTE-02-0752-FEDER-001592

Medida

Internacionalização das PME / Projeto Individual

Programa Financiador

Norte 2020

Região de intervenção

Norte

Promotor

mog-projects

Data de aprovação

2015-09-07

Data de início

2015-07-01

Data de conclusão prevista

2017-06-30

Custo total elegível

1.063.505,00

Apoio financeiro da União Europeia

478.577,25 (FEDER)

Objetivo Principal

O presente projeto tem como objetivo geral a definição de uma nova estratégia de internacionalização, incluindo a realização de ações de promoção e prospeção internacional que conduzam à criação de uma nova rede de distribuição (i.e. parceiros comerciais) direcionada para um novo segmento de mercado, tanto a nível de utilizadores, como de organizações.

Objetivos específicos

Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:

(i) Introduzir 2 novos produtos (i.e. Central System e MOG QC-OTG) nos mercados internacionais, que endereçam novos segmentos-alvo, através da construção de uma nova rede de distribuição para a comercialização dos mesmos;
(ii) Definir uma nova abordagem ao mercado através de estratégias de marketing e promoção adaptadas ao novo segmento-alvo e da introdução de inovações de marketing e organizacionais;
(iii) Promover os produtos em eventos internacionais.

Atividades

Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, o promotor do projeto definiu uma metodologia de trabalho assente em três atividades, designadamente:

Atividade 1: “Diferenciação da marca para outros segmentos e construção de uma nova rede de distribuição”;
Atividade 2: “Nova estratégia de marketing associada a acções de conhecimento de mercados, promoção e prospecção”;
Atividade 3: “Utilização de Marketing digital e presença intensiva da empresa na Web”.

MOG CLOUD SETUP

Deteção automática de segmentos publicitários em conteúdo audiovisual.

Designação do Projeto

MOG CLOUD SETUP

Código do Projeto

NORTE-01-0247-FEDER-017561

Medida

I&DT / Projeto em Copromoção

Programa Financiador

Norte 2020

Região de Intervenção

Norte

Promotor

mog-projects

Cropomotor

INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Data de Aprovação

2016-09-13

Data de Início

2016-07-01

Data de Conclusão

2019-01-31

Custo total elegível

885.571,42

Apoio financeiro da União Europeia

653.418,19 (FEDER)

Objetivo principal

O MOG CLOUD SETUP tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma ferramenta integrada no processo ingest que possibilite, de forma automática e compatível com sistemas de aquisição baseados em ficheiros (file-based) e para programas em direto ou em offline, possibilite a deteção de segmentos publicitários em conteúdo audiovisual não comprimido, a sua remoção ou substituição por outro e a sua ingest na Cloud.

Objetivos específicos

Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:

(i) Definir e implementar um sistema de ingest para a Cloud, agnóstico ao tipo de formatos de vídeo profissionais utilizados nas suas entradas e saídas, interoperável com os sistemas de automação de uma estação emissora;
(ii) Definir e implementar bibliotecas de funções modulares de deteção automática, otimizadas em termos de tempo de processamento, que permitam identificar o início e o fim de conteúdos publicitários inseridos noutros programas, com base em referências preexistentes ou sem a existência dessas mesmas referências;
(iii) Dotar o sistema MOG CLOUD SETUP de mecanismos de automação de elasticidade, alavancando a informação de monitorização recolhida em tempo de execução, bem como de capacidades multi-inquilino, permitindo, não só, um uso mais eficiente dos recursos da Cloud, mas também ofertas com qualidade de serviço diferenciado;

Atividades

Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, os copromotores do projeto definiram uma metodologia de trabalho assente em oito atividades, designadamente:

Atividade 1: “Estudos preliminares e especificações técnicas”;
Atividade 2: “Plataforma de ingest para a cloud”;
Atividade 3: “Sistema de deteção de publicidade em media”;
Atividade 4: “Plataforma de substituição de publicidade em ambiente cloud”;
Atividade 5: “Integração do sistema CLOUD SETUP”;
Atividade 6: “Realização de testes e ensaios”;
Atividade 7: “Promoção e divulgação de resultados”;
Atividade 8: “Gestão Técnica do Projeto”.

Modelo conceptual da proposta

Aplicação

Deteção de logo

Apresentação de protótipo OPENDAY CTM 2018

MOG CANDY

Deteção automática de segmentos publicitários em conteúdo audiovisual. 

Designação do Projeto

MOG CANDY

Código do Projeto

NORTE-01-0247-FEDER-038294

Medida

I&DT / Projeto Individual

Programa Financiador

Norte 2020

Região de Intervenção

Norte

Promotor

mog-projects

Data de Aprovação

2018-09-20

Data de Início

2018-10-01

Data de Conclusão Prevista

2020-09-30

Custo Total Elegível

819.340,91

Apoio Finaceiro da União Europeia

FEDER-591.530,53

Objetivo principal

O projeto MOG CANDY tem como objetivo geral dinamizar a cooperação entre os cidadãos comuns (individualmente ou em multidão) e os jornalistas, num contexto de crowd journalism, de forma a criar conteúdos audiovisuais com maior valor acrescentado, através de um ecossistema baseado na Cloud e de uma framework de análise e gestão de big data.
O sistema MOG CANDY permite que, utilizando uma aplicação de crowd journalism para smartphones, cidadãos comuns, em cooperação/articulação com jornalistas profissionais, capturem vídeo e áudio associados a um determinado acontecimento mediático, remetendo-os para uma plataforma na Cloud, à qual um editor/jornalista, numa newsroom virtual, pode também aceder, no sentido de visualizar (em modo de vista multiscreen), selecionar e editar os streams que considere mais relevantes, promovendo a criação e distribuição de peças jornalísticas de valor acrescentado por parte de estações de televisão. Neste contexto, importa referir que este sistema permite que os cidadãos que contribuam com os streams mais relevantes sejam devidamente recompensados, através de mecanismos baseados em blockchain.

Objetivos gerais

O sistema MOG CANDY permite que, utilizando uma aplicação de crowd journalism para smartphones, cidadãos comuns, em cooperação/articulação com jornalistas profissionais,  capturem vídeo e áudio associados a um determinado acontecimento mediático, remetendo-os para uma plataforma na Cloud, à qual um editor/jornalista, numa newsroom virtual, pode também aceder, no sentido de visualizar (em modo de vista multiscreen), selecionar e editar os streams que considere mais relevantes, promovendo a criação e distribuição de peças jornalísticas de valor acrescentado por parte de estações de televisão. Neste contexto, importa referir que este sistema permite que os cidadãos que contribuam com os streams mais relevantes sejam devidamente recompensados, através de mecanismos baseados em blockchain.

Objetivos específicos

Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:

(i) Rever e aprofundar o estado da arte relacionado;
(ii) Efetuar a definição fina dos requisitos e das especificações técnicas e funcionais do sistema a desenvolver, bem como da respetiva arquitetura (numa lógica modular);
(iii) Conceber um ecossistema Cloud para crowd journalism, incluindo uma aplicação de crowd journalism para dispositivos móveis, uma plataforma Cloud de seleção e edição de conteúdos em tempo real e mecanismos de gratificação de cidadãos recorrendo a blockchain e smart contracts;
(iv) Conceber uma framework de análise e gestão de big data, incluindo componentes de gestão de conteúdos hot/cold e de rastreabilidade desses conteúdos;
(v) Desenvolver e integrar um protótipo do sistema, incluindo o ecossistema Cloud para crowd journalism e a framework de análise e gestão de big data;
(vi) Realizar testes e ensaios ao protótipo do sistema (e seus dois grandes componentes), com vista à validação do mesmo;
(vii) Efetuar a promoção e divulgação ampla, junto da comunidade científica e dos setores utilizadores, dos principais resultados de cariz científico e tecnológico alcançados no projeto.

Atividades

Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, o promotor do projeto definiu uma metodologia de trabalho assente em sete atividades, designadamente:

Atividade 1: “Estudos preliminares, requisitos e especificações”;
Atividade 2: “Conceção do ecossistema Cloud para crowd journalism”;
Atividade 3: “Conceção da framework de análise e gestão de big data”;
Atividade 4: “Desenvolvimento e integração do sistema MOG CANDY”;
Atividade 5: “Realização de testes e ensaios”;
Atividade 6: “Promoção e divulgação dos resultados”;
Atividade 7: “Gestão técnica do projeto”.