CHIC

Designação do Projecto

CHIC


Código do Projecto

POCI-01-0247-FEDER-024498 e LISBOA-01-0247-FEDER-024498


Medida

I&DT / Programas Mobilizadores


Programa Financiador

COMPETE 2020

Lisboa 2020


Região de Intervenção

Nacional


Promotor


Copromotores

Altice Labs | Associação CCG/ZGDV | Avenida dos Aliados | Cinemateca Portuguesa | Clustermedia Labs | Enigma Virtual | Global Notícias | Golfmark | Ideias e Conteúdos | INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência | ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto | Novos Mares | OSTV | Sistrade | TICE.PT | Tipografia Tadinense | Universidade de Aveiro | Universidade Aberta | Universidade Católica Portuguesa | Universidade do Porto | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | VMUSE | YOUON Consulting


Data de aprovação

2017-07-20


Data de Ínicio

2017-10-01


Data de conclusão prevista

2020-12-31


Custo Total Elegível

8.962.626,02 Euros (COMPETE 2020) + 546.321,85 Euros (LISBOA 2020)


Apoio Financeiro da União Europeia

5.670.241,11 Euros (COMPETE 2020) + 218.528,74 Euros (LISBOA 2020)


Objetivo Principal

O CHIC tem como objetivo geral o desenvolvimento de um conjunto de produtos, serviços e sistemas, com base em plataformas abertas e interoperáveis, no sentido de criar uma verdadeira fileira nacional nesta área.


Objetivos específicos

Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:

– Promover a migração dos sistemas de captura, produção, gestão e distribuição de conteúdos para um paradigma assente na Cloud, permitindo a criação de fluxos de trabalho flexíveis, sistemas abertos e novos modelos de negócio e promovendo uma deslocalização de processos e uma escalabilidade natural das soluções encontradas;

– Valorizar o património histórico e cultural nacional, através da introdução de novas metodologias e artefactos tecnológicos de preservação, facilitação do acesso e interação com os mesmos, tendo em vista a melhoria do serviço público prestado aos cidadãos e a criação de mecanismos expeditos de internacionalização;

– Melhorar a QoS e QoE do consumidor de conteúdos, através da conceção de novos ambientes imersivos, aumentados ou com uma melhoria significativa de qualidade, que aumentem o número de visualizações e que induzam à produção de novos conteúdos, realimentando positivamente a cadeia de valor e viabilizando a criação de novos empregos, bem como a identificação de novas oportunidades de negócio em Portugal e no exterior.

Atividades e resultados esperados/atingidos:

Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, os copromotores do projeto definiram uma metodologia de trabalho assente em doze atividades, designadamente:

– Desenvolvimento de plataformas Cloud para produção e disseminação de conteúdos audiovisuais: (a) de caráter científico; (b) em eventos de grande dimensão; (c) com recurso a contributos descentralizados; (d) orientados à Diáspora, em órgãos de comunicação locais/regionais;

– Desenvolvimento de plataformas tecnológicas para: (a) apoio ao Plano Nacional de Cinema; (b) difusão de conteúdos na área do turismo e património; (c) navegação online e em sistemas de distribuição por cabo;

– Criação de frameworks para: (a) manipulação de conteúdos em ambientes IP; (b) produção e referenciação espacial de conteúdos para realidade aumentada e/ou TV; (c) produção de conteúdos para valorização do livro.

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